29 de abril de 2020

Importância da hidratação para o nosso corpo

Qual a importância da hidratação do corpo no combate à doenças e pandemias?

Você já parou para pensar na importância da hidratação para o nosso corpo? Sabemos que a água intervém em grande parte dos processos que nos mantêm vivos. Por esse motivo, é essencial saber se hidratar adequadamente para garantir o correto funcionamento do corpo. 

Se você ainda não tem noção da importância de ter um corpo hidratado, ai vai um dado curioso: uma pessoa pode viver até 3 semanas sem comer, mas perecerá se permanecer até 3 dias sem beber água. 

Existem várias consequências negativas que a manutenção de um nível mínimo de hidratação pode trazer. Porém, com alguns cuidados você pode evitá-las. Principalmente em época de pandemias como o Covid-19, o consumo adequado de água é um excelente aliado do nossa saúde.  

Vem com a gente e descubra quão importante a água é para nossa vida e nosso corpo! 

Importância da hidratação para a qualidade de vida

Ao pensar em desidratação, a mente geralmente se dirige àquelas pessoas que, devido a doenças ou condições ambientais extremas, apresentam um quadro clínico que deve ser tratado imediatamente pela equipe médica. No entanto, poucos de nós param para pensar que, neste momento, é muito provável que estejamos sofrendo de desidratação.

A grande maioria das pessoas se acostuma a viver sem beber água o suficiente. Então, eles começam a ter sintomas atípicos que, embora não sejam perigosos, têm um impacto na qualidade de vida. 

Isso é normalizado e é atribuído a fatores como estresse, cansaço, idade e outros. Embora esses motivos possam ter algum peso na sensação de bem-estar, em um grande número de casos, manter a hidratação correta pode transformar a saúde de uma pessoa. Mais um fator que revela a importância da hidratação para o nosso corpo.

Alguns sintomas que você não está bem hidratado são por exemplo::

  • Dores de cabeça espontâneas;
  • Fadiga e falta de energia;
  • Pele seca, rugas e falta de elasticidade;
  • Cabelos opacos;
  • Unhas quebradiças;
  • Você está sempre com fome;
  • Problemas de concentração;
  • Tonturas leves;
  • Urina de cor escura;
  • Cãibras e formigamento nos membros;
  • Distúrbios digestivos;
  • Retenção de líquidos, você pode se sentir inchado;

Importância da hidratação em tempos de pandemia 

Como amplamente divulgado, a Covid-19, causada pelo coronavírus, é uma doença infecciosa que afeta as vias respiratórias. Seus principais sintomas são parecidos com os de uma gripe comum, sendo tosse seca, febre e dor de garganta os mais característicos. 

Para que possamos nos prevenir, nosso corpo precisa estar com o sistema imunológico o mais forte possível. Determinados hábitos podem ter um impacto significativo nessa missão. É o caso da hidratação! É simples, fácil e tem um importante papel nesta situação que estamos vivendo.  

Como dissemos acima, a água é um elemento essencial para o nosso organismo e exerce diversas funções fundamentais. A ingestão de água contribui de maneira significativa para a melhora da imunidade. 

Por isso, tendo em vista que é nosso sistema imunológico que ocupa o papel mais importante, devemos sempre fazer o possível para mantê-lo funcionando a todo vapor! Daí a importância da hidratação. 

Importante também lembrar que o consumo deve ser de água filtrada. Especialmente nesse período, onde estamos rodeados de sérios agentes infecciosos. Apenas a água filtrada terá a qualidade necessária para o corpo.

Entre as ações da água filtrada, o líquido é fundamental no tratamento das doenças infectocontagiosas, porque ajuda a eliminar substâncias tóxicas do organismo. Com isso, alivia-se os sintomas e diminui o risco de agravar o quadro.

O ideal é que sempre mantenhamos uma rotina de ingestão de água, mas em tempos de pandemia, essa tarefa se torna ainda mais importante. Lembre-se sempre da importância da hidratação e atente-se às dicas que daremos a seguir para se manter sempre saudável. 

Como funciona a hidratação do corpo

A água é essencial para centenas de processos internos que mantêm nosso corpo. Por isso, quando você não se hidrata corretamente é muito fácil começar a sofrer de desidratação leve, pois o corpo tentará compensar essa falta. 

Dores de cabeça, fadiga e retenção de líquidos são alguns dos sintomas. Eles ocorrem porque o corpo começa a desacelerar os processos para evitar gastar a pouca água que possui e a aloca para os processos mais vitais do corpo humano.

Por isso, seguir boas práticas de maior consumo de água essencial para sua saúde. Veja abaixo algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia, agora que entendeu a importância da hidratação para o corpo.

Beba água o dia todo

Se você beber um copo de água de uma só vez, terá um efeito nada saudável. Qual seja: ele passará para os rins e daí para a bexiga, perdendo quase tudo ou fará você se sentir cheio e inchado. Portanto, é melhor tomar goles de tempos em tempos ao longo do seu dia.

Aumente o consumo de água quando necessário

Beba mais água quando você se exercitar ou estiver doente. A importância da hidratação aumenta nesses períodos. Preste atenção ao seu corpo, que lhe dará todas as pistas para saber se você está se hidratando adequadamente, mas não exagere. 

Se você acordar várias vezes para ir ao banheiro à noite ou tiver problemas digestivos, pode estar exagerando.

A importância da hidratação com água filtrada

Nem toda a água é distribuída da mesma forma. Por isso, se a água que chega à sua casa não tiver a melhor qualidade, instale um bebedouro. Isso é fundamental, especialmente em locais remotos onde não há acesso ao sistema de tratamento de água.

Além disso, sabemos que a água pode ser um veículo de contaminação por agentes causadores da doença. Por outro lado, o excesso de produtos químicos também é um perigo constante. 

Dessa forma, a melhor forma de evitar doenças e garantir que seu corpo aproveite de todos os benefícios da água, é tomá-la filtrada. 

Não espere até ficar com muita sede

Quando você sente muita sede, é um sinal de que você já começou a ficar desidratado. Tome pouco a pouco ao longo do dia. Para isso, é recomendável ter uma garrafa de água com você o tempo todo, se necessário, para que esse lembrete crie o hábito.

Complemente a água adequadamente

Nem todas as bebidas substituem a água para mantê-lo hidratado. Se você quiser variar, prefira infusões naturais ou adicione pedaços de frutas à água para dar um pouco mais de sabor. A combinação de fatias de pepino, folhas de limão e hortelã é muito refrescante e perfeita para se hidratar.

Tenha sempre em mente a importância da hidratação para o corpo e não poupe esforços para alcançá-la!

Conclusão

A importância da hidratação correta no dia a dia nos garante uma série de benefícios para nossa saúde, além de evitar uma variedade de problemas. 

Sendo assim, se você ainda não tem como hábito o consumo constante de água, saiba que isso pode ser muito prejudicial a curto-médio prazo para você. Esse cenário pode se agravar ainda mais quando temos uma pandemia no mundo. 

Uma dica final para você se lembrar de tomar água de tempos em tempos, é adicionar um alarme no seu celular ou baixar aplicativos que te façam lembrar da hora de beber água ao longo do dia.

A JG Bebedouros está pronta para atender você e sua empresa na busca pelo bebedouro perfeito! Clique aqui e conheça nossos principais modelos ou fale com um de nossos vendedores online.

Logo, se essas dicas foram importantes para você e responderam algumas de suas dúvidas, compartilhe em suas redes sociais para que esse conteúdo ajude mais pessoas. Um forte abraço e nos vemos em uma próxima oportunidade.

ATENDIMENTO

SEGUNDA A SEXTA, DAS 08 ÀS 18H

TELEVENDAS E SUPORTE:

ES (27) 98860-8119 | (27) 3326-5008

SP (11) 98048-1541 

SAC (27) 3326-5008 
SAC@JGBEBEDOUROS.COM

×
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram