12 de junho de 2020

Conheça os benefícios da água na gravidez

Beber água na gravidez é essencial. Embora, como todos já sabemos, estar bem hidratado nos garante uma infinidade de benefícios, no caso das gestantes, essa afirmação adquire ainda mais força.

Não se deve esquecer que dentro do corpo de uma mulher há um bebê que precisa ser nutrido, assim como sua mãe. As mulheres grávidas são mais propensas à desidratação, por isso, a água potável se torna essencial.

Um maior consumo de água é necessário para mulheres grávidas. Isso porque a hidratação ajuda no crescimento do feto, na formação do líquido amniótico e diversos outros fatores que melhoram a condição da mulher durante a gestação.

Sendo assim, você irá conferir mais abaixo alguns do principais benefícios da ingestão de água na gravidez. Vem com a gente!

Porque beber água na gravidez é tão importante? 

A ingestão de água na gravidez é classificada pelos especialistas e médicos como fator determinante. As mulheres grávidas e lactantes precisam de mais de 2 litros de água por dia. Essa necessidade de se manter hidratado é justificável.

A água durante a gravidez ajuda a aumentar o volume sanguíneo, ou seja, tomar bastante água aumenta o líquido amniótico e ajuda no crescimento do feto.

Outros desconfortos, como a acidez durante esse estágio, podem ser bastante minimizados com a ingestão de água com frequência. Isso graças ao efeito positivo que ele exerce sobre os sucos gástricos. Além disso, ao mesmo tempo, as sensações de tontura e náusea serão também muito menores. 

Com a ingestão adequada de água na gravidez, você também evitará a retenção de líquidos que causam aquela sensação de pernas cansadas e inchadas.

Benefícios do consumo de água 

Sabemos que nosso corpo é composto de 70% de água. Por isso, em condições normais, precisamos consumir cerca de 1,5 a 2 litros para nos manter saudáveis. Além de limpar o corpo e eliminar toxinas, é um veículo eficaz para transportar vitaminas e sais minerais essenciais para nutrir nossas células.

Mas o que acontece quando uma mulher começa sua jornada de gravidez? O volume sanguíneo aumenta em 45% (cerca de 1800 ml). Isso acontece porque o sangue é um mecanismo necessário para manter um fluxo adequado entre o útero e a placenta.

Assim, as necessidades de hidratação também aumentam (até 1 litro, dependendo do trimestre da gestação em que a grávida se encontra). De uma forma mais simples de se entender, a grávida precisa beber de 8 copos á 10 copos de água diariamente.

Não é necessário lembrar que a água não possui calorias, por isso não influencia o ganho de massa magra (não engorda), embora afete o peso total de uma grávida. Isso porque grande parte do aumento desse peso é devido a retenção de líquidos e por conta do aumento do volume de sangue mencionado acima. 

Pela mesma razão, esse excesso de peso desaparecerá após o parto e o puerpério. 

Benefícios da ingestão de água na gravidez

  • O consumo de água evita a retenção de líquidos e seus sintomas associados como sensação de pernas cansadas e inchadas.
  • Purifica o sangue de toxinas e aumenta a quantidade de urina, reduzindo a formação de pedras nos rins e o desenvolvimento de infecções na urina (doença comum em mulheres grávidas).
  • Protege a saúde do bebê, facilitando o fluxo de nutrientes maternos na corrente sanguínea fetal.
  • Melhora a aparência da sua pele ajudando a reparar tecidos, hidratando-os e aumentando sua elasticidade. Assim, você terá uma pele macia, suave, brilhante e fresca e redução de estrias.
  • Tende a aliviar o desconforto gástrico, como a temida náusea e azia causada por sucos gástricos, bem como a reposição de sal mineral em caso de vômito. 
  • Da mesma forma, ajuda a evitar problemas de constipação e melhora a digestão: a água aumenta a atividade metabólica (com a qual os alimentos são decompostos adequadamente) e hidrata as células no nível intestinal, mantendo assim as fezes em movimento.
  • Sintomas como dor de cabeça, náusea e até contrações uterinas podem se reduzidos com o consumo adequado de água.
  • Evita estrias: Você sabia que beber bastante água na gravidez evita estrias? Durante o aumento do feto na barriga, a elasticidade no local tende a formar estrias, e o consumo frequente de água, ajuda minimizar os impactos e melhorar o aspecto da pele na barriga. 

Conclusão

Como você viu, durante a gravidez, estar constantemente hidratada é fundamental para a mulher se sentir muito melhor. Além disso, seus efeitos também serão notados no desenvolvimento do bebê. 

Você como futura mamãe, deve estar atenta ao baixo consumo de água na gravidez, principalmente se você não tem o costume de se hidratar de forma adequada. Por isso, logo no início da gestação, desenvolver o hábito de beber água com mais frequência é muito importante para a sua saúde e consequentemente do seu bebê. 

Hoje em dia, existem até aplicativos de celular que são uma boa saída para te lembrar ao longo do seu dia os momentos ideias para beber água.

Por fim, se as dicas te ajudaram, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que mais mamães aprendam a importância do consumo de água na gestação. Também temos esse artigo (clique aqui) que fala da importância da hidratação para o corpo humano. 

A JG Bebedouros está pronta para atender você e sua empresa na busca pelo bebedouro perfeito! Clique aqui e conheça nossos principais modelos ou fale com um de nossos vendedores online. Também acesse nossas redes sociais e aproveite nosso conteúdo!

Um forte abraço e nos vemos em uma próxima oportunidade.

 

ATENDIMENTO

SEGUNDA A SEXTA, DAS 08 ÀS 18H

TELEVENDAS E SUPORTE:

ES (27) 98860-8119 | (27) 3326-5008

SP (11) 98048-1541 

SAC (27) 3326-5008 
SAC@JGBEBEDOUROS.COM

×
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram